segunda-feira, 6 de abril de 2009

O Sêder e a Família




“Sete dias comereis pães ázimos, mas no primeiro dia cessareis de ter fermento em vossas casas...” Êxodo 12:15

Nada se distância mais da intenção da Tora que educar nossas crianças para pensarem que a vida judaica é um conjunto de usos e costumes mecânicos. Na verdade, é o espírito da Tora que desejamos fazer brotar, dentro dos corações e mentes dos nossos filhos. A noite do Sêder apresenta uma oportunidade de ouro para isto. É a noite designada por D-us para dedicarmos a nossos filhos e filhas à missão do nosso povo e para encher seus corações de orgulho pelo seu destino. Se nossos próprios corações forem permeados pela mensagem do Pessach, Matzah e Maror, então teremos alguma chance de transmitir a mesma mensagem aos nossos filhos.
Com seus olhos indagadores, a criança pergunta:

“O quê é o Pessach?”
O futuro do povo judeu pode depender da resposta que você lhe der.



Ao final da refeição festiva, as crianças são chamadas para procurar o Aficomam (Matzah Escondido), que foi ocultado no início da Festa. Segundo a tradição Judaica, a criança que encontra o “aficomam” poderá pedir o que quiser ao seu pai e lhe será concedido. A matzah encontrada é repartida com demais.

Semelhantemente, Yeshua após ter sido partido (imolado), foi escondido no seio da terra por três dias e foi encontrado após este período por todos que por ele esperavam. Todo aquele que encontrá-lo e dele comer, poderá pedir o que quiser ao Pai e lhe será feito.

Um comentário:

  1. Agradecemos a todos que tem colaborado com a manutenção deste blog.
    Ao chaver Levy ben Yohanan que colaborou com materiais para melhor abranger nosso blog.
    E deixamos desde já, uma porta para que todos colaborem para o melhor andamento deste projeto.
    Obrigado...

    ResponderExcluir