domingo, 18 de abril de 2010

A festa de Purim



A festa de Purim, celebrada no décimo quarto dia de Adar, é o dia mais alegre do calendário judaico. Um dia, segundo nossos sábios, no qual devemos alegrar-nos mais do que em qualquer outra de nossas festas.
Em Purim celebramos a milagrosa salvação dos judeus da Pérsia, que lá foram exilados após a destruição do Primeiro Templo. O nome da festa advém da palavra persa "pur", que significa "sorte". A Meguilat Esther o livro que relata com detalhes a história de Purim explica: "Por isso, àqueles dias chamam Purim (sortes)" por causa da sorte que Haman havia lançado, determinando o dia em que os judeus seriam aniquilados".

As Mitsvot de Purim

Os Principais Preceitos de Purim:
OUÇA A LEITURA DA MEGUILÁ

Para reviver os milagrosos eventos de Purim, ouvimos a leitura da Meguilá (Rolo de Ester), este ano (2010) sábado à noite, 27 de fevereiro, e uma vez mais na segunda-feira, no decorrer do dia 28 de fevereiro. As duas leituras são obrigatórias.
Quando o nome de Haman for mencionado faz-se barulho com o reco-reco.
A leitura é ouvida atentamente para que nenhuma palavra seja perdida.

PRESENTEIE OS NECESSITADOS

Interesse e dedicação para com os necessitados é uma responsabilidade durante o ano todo. Particularmente em Purim, a mitsvá mais importante é lembrar dos menos afortunados. Dê um donativo a pelo menos duas pessoas carentes no decorrer do dia. A melhor maneira de cumprir esta mitsvá é através da doação direta. Se por acaso não encontrar nenhuma pessoa nessas condições deposite algum dinheiro nas caixinhas de tsedacá.

ENVIE ALIMENTOS COMO PRESENTE

Em Purim enfatizamos o mérito da união e amizade judaicas, enviando aos amigos dádivas sob forma de alimentos. Mande no decorrer de domindo, 28 de fevereiro, a pelo menos um amigo, no mínimo duas espécies comestíveis casher (no mínimo, 30g para sólidos e 86ml para líquidos) prontas para comer (por exemplo: doces, frutas, bebidas, etc.).

PARTICIPE DE UMA REFEIÇÃO FESTIVA

Como em todas as festas, uma refeição especial é feita para celebrar Purim (incluindo carne e vinho), quando familiares e amigos se reúnem para comemorar a data.

Algumas fotos da nossa festa (ano 5770):









"Chag Purim Sameach!!!"

Um comentário:

  1. Legal.................. ainda bem de que se recordam as benevolencias da Rainha Ester

    ResponderExcluir